Um closet pra chamar de meu – papel de parede OU tecido??

No último post dessa tag, compartilhei aqui com vocês um pouco sobre a reforma do meu closet (não viu? Só ir AQUI). O orçamento era suuuuper limitado, então, resolvi eu mesma encarar o projeto sozinha, e, agora que já tá quase terminado, to bem feliz com o resultado!

Como já falei no post anterior, peguei um quarto que estava vazio aqui em casa e resolvi montar o closet nele. O quarto, em si, não tinha nada demais e era super sem graça. Paredes brancas, uma janela de madeira e piso de azulejo branco. Eu sabia que queria um quarto com um estilo mais provençal, clássico, em tons claros, com alguns toques de cor. E o primeiro passo na reforma foram as paredes! Aquela parede branca não dava meeesmo! Ao invés de pintar, resolvi colocar um papel de parede em uma parede de destaque e deixar o resto do cômodo branco. Queria um papel de parede claro, clássico, com arabescos e algum brilho de preferência.

The Cross Decor & Design - bathrooms - powder room, powder room wallpaper, metallic damask wallpaper, silver damask wallpaper, silver metall...:

http://www.babylifestyles.com/images/nursery/guinevere-white-glam-nursery/nursery-wall-stencil.JPG:

 

Essas foram algumas inspirações e referências que usei pro papel de parede que eu queria. Com elas em mãos, comecei a procurar um que mais se encaixasse no meu projeto e, claro, no meu orçamento… e não fiquei muito animada não, viu…

O primeiro passo na hora de escolher um papel de parede, é calcular a área da superfície que você deseja cobrir. Pra isso, basta multiplicar a altura pelo comprimento da parede em metros. No meu caso, a parede tinha 2,90m de altura por 2,80m de comprimento, o que dava uma área de, aproximadamente, 8m2. Sabendo disso, você vai ter ideia de quantos rolos de papel de parede serão necessários pra cobrir aquela superfície.

Os papéis de parede costumam ter cerca de 0,5m de largura e podem variar no comprimento. Multiplicando a largura pelo comprimento de cada rolo, você vai saber qual a área que aquele rolo cobre. Esse valor tem que ser maior ao tamanho que você calculou pra sua parede. Os preços mais em conta que achei, foram de rolos de 0,5m por 10m, que cobriam 5m2 de parede e custavam em torno de 200,00 a 400,00 reais por rolo. Pelos cálculos que mostrei acima, precisaria de dois rolos, o que dobraria o gasto apenas com material. Seriam aí uns 400,00 a 800,00 reais só de papel de parede! Fora isso, precisaria contratar alguém pra aplicar, o que me geraria ainda mais custos e uma danada de uma dor de cabeça.

Foi aí que comecei a pesquisar alternativas e descobri a decoração com tecidos! Isso mesmo! Tecidos aplicados sobre uma parede substituindo o papel de parede por um precinho bem mais em conta. Não perdi tempo e fui logo querendo saber mais sobre o assunto.

DECORAÇÃO COM TECIDO SALA DE ESTAR  - DACTYLO MÓVEIS DE MADEIRA

colocar-tecido-na-parede-papel-decoracao 2

Todas essas fotos são de paredes decoradas com tecidos! Depois de ver tantas fotos lindas, fui a uma loja de tecido grande aqui da minha cidade. A procura por esse tipo de decoração é tanta, que eles tem uma parte separada apenas para tecidos decorativos. Entrei lá e em pouco tempo achei exatamente o que eu queria, apesar da infinidade de opções! Comprei o tecido que queria no tamanho suficiente para cobrir toda a minha parede (pra saber, faz como falei antes, multiplica a altura pela largura do tecido, até atingir o tamanho da sua parede) e paguei sabe quanto? 55,00 reais!! Isso mesmo!! super diferença de preço, não é??

A aplicação também foi super simples e divertida. Chamei minha mãe pra me ajudar e colocamos na parede inteira em menos de um dia. Pra aplicar o tecido, você vai precisar de:

Tecido espesso

Cola branca

1 pincel de rolo

1 vasilha plástica

1 estilete

1 escada

1 flanela

O processo de aplicação é simples. Basta diluir a cola em um pouco de água e aplicar na parede com o pincel de rolo em pequenas extensões, começando de cima pra baixo. Depois, é só ir colando o tecido aos poucos, alisando com a mão e uma flanela pra que fique lisinho. Depois, é só fazer o acabamento das bordas com e estilete. Usei um tutorial do Youtube que me ajudou demais. Só seguir o passo a passo.

Nesse vídeo, ele usa fita dupla-face, mas eu não usei e deu certo do mesmo jeito.  É bem legal também a parte em que ele ensina a fazer o acabamento ao redor de tomadas – super importante.

No total, incluindo todos os materiais, gastei menos de 100,00 reais gente! E o resultado final ficou lindo! Querem ver como ficou minha parede??

12434463_1054432904607020_1236096902_n
RESULTADO FINAL

Ficou assim!!! Eu amei demais!

Nos próximos posts, vou mostrar o resto da “reforma” e meus malabarismos pra ter meu amado closet gastando pouco!! Fiquem ligados.

2 thoughts on “Um closet pra chamar de meu – papel de parede OU tecido??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>